• Facebook - Black Circle
Buscar

Marketing Tradicional vs. Marketing Digital | 2/3

Neste artigo – dividido em três partes – comparamos esses importantes aspectos de publicidade entre algumas formas tradicionais de marketing e o marketing pelo meio digital.


Será que o seu tipo de negócio se beneficiaria de panfletagem publicitária? Será que seria melhor do que divulgar por meio da televisão e rádio ou do que o marketing digital?



Marketing Tradicional - Panfletagem

Certamente é um meio de publicidade mais barato do que rádio e televisão. Muito utilizado por negócios que visam direcionar o possível cliente a um local físico ou incentivam a entrar em contato por telefone ou por meio de um site.


Geralmente não são utilizadas boas estratégias de panfletagem, apenas é realizada a impressão dos panfletos e contrata-se uma empresa ou algumas pessoas para que distribuam a esmo em locais próximo ao estabelecimento ou com grande concentração de pessoas.


Assim, a panfletagem costuma atingir muito além do público alvo do empreendimento. Por exemplo, de 1000 panfletos relacionados a uma loja de brinquedos ou roupa infantil quantos, de fato, serão lidos por pessoas que possuem filhos? É impossível saber se serão 100, 200, 50 ou nenhum deles.


Um processo mais elaborado, com estudo de público e entrega seletiva será mais eficiente, mas também aumentará o valor do investimento. E, claro, muitas pessoas, ainda que pertencentes à categoria do seu público alvo, recebem o panfleto por educação e logo o jogam fora.


Por ser bem mais barato do que o rádio e televisão, o produto ou serviço oferecido por meio de panfletagem não precisa ter uma margem de lucro tão alta, mas precisa ser de amplo consumo para que a informação tenha boas chances de alcançar seu público.


Quando se trata, por exemplo, das redes sociais, uma nítida vantagem é o que chamamos de preço por clique. Isso quer dizer que o custo por leitor do conteúdo é mais barato pelo fato de ser precisamente o seu público-alvo. Como dito acima, a panfletagem é um tiro no escuro, você não sabe ao certo quem irá alcançar. Nas redes sociais, seu público é segmentado, filtrado. Um impulsionamento pago, por exemplo, te permite definir gênero, idade, localização, interesse, etc.

Gostou? Em breve teremos a continuação desse conteúdo!

Caso tenha gostado desse artigo é permitida a reprodução desse artigo em parte ou no todo, mas com a devida citação da fonte, assim como seu compartilhamento nas redes sociais.