Buscar

Marketing Tradicional vs. Marketing Digital | 1/3


O que você pensa quando alguém te fala a palavra “marketing”? E quando você escuta as palavras “publicidade” e “propaganda”? Algumas pessoas remetem seus pensamentos a peças comerciais de televisão e outras a anúncios de rádio ou panfletos que recebem.


Mas o que te vem à mente quando você pensa em público alvo, margem de lucro ou relação custo benefício?



Neste artigo – dividido em três partes – vamos comparar esses importantes aspectos de publicidade entre algumas formas tradicionais de marketing e o marketing pelo meio digital.


Marketing Tradicional - Rádio e televisão

Primeiro, falemos desses já conhecidos meios de comunicação sem os quais, não é possível mensurar, com precisão, o público alcançado. Deve-se acreditar que as estatísticas apresentadas de fato representem a real audiência. Além disso, é muito mais incerto mensurar qual parcela dessa suposta audiência representa o seu público alvo, aquele com mais chances de se interessar pelo seu produto ou serviço.


Existe um inconveniente ao realizar campanhas de marketing por rádio e televisão. Geralmente, ao se utilizar desses instrumentos, é necessário direcionar o possível cliente para outro canal de comunicação, como telefone ou um site na internet. Por que isso é um problema?


Primeiramente, o comercial pode não durar tempo suficiente para que o ouvinte ou telespectador tome conhecimento da proposta comercial, se interesse e registre o meio de contato. Comumente o teleouvinte se interessa pelo comercial, mas não compreendeu o número de telefone. Então ele precisa se dispor a esperar pela repetição da propaganda para ligar ou anotar o número. Quem nunca?


Em segundo lugar, a maioria dos interessados entram em contato no momento ou logo após o comercial. Por isso, no caso do contato por telefone é necessário ter uma grande equipe para atender as ligações no momento do anúncio. E mais, a maioria das pessoas que ligam apenas para “tirar dúvidas” e algumas das pessoas que entram em contato com genuíno interesse decidem por não adquirir. Assim, a taxa de conversão da publicidade em vendas é muito baixa.


Porém, para alguns casos o marketing por meio do rádio e da televisão pode ser vantajoso para alguns empreendimentos. Como, por exemplo, negócios com grande margem de lucro por produto vendido ou serviço contratado e que atinjam um grande número de pessoas. Nesse caso a baixa conversão pode ser suficiente para superar o montante investido.


Gostou? Em breve teremos a continuação desse conteúdo!

Caso tenha gostado desse artigo é permitida a reprodução desse artigo em parte ou no todo, mas com a devida citação da fonte, assim como seu compartilhamento nas redes sociais.

  • Facebook - Black Circle