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Vale a pena terceirizar o marketing digital?

Atualizado: 6 de Set de 2018


A terceirização se tornou muito comum atualmente, é possível terceirizar limpeza, segurança, recursos humanos, transporte, administração de condomínios. Todos esses tiveram enorme aceitação no mercado por serem dotados de várias vantagens.



Nós da Think Marketing Digital produzimos uma lista de vantagens que podem ser aproveitadas pela terceirização inteligente do serviço de Marketing Digital.


O que é terceirização? Como funciona?

A terceirização ocorre quando uma empresa transfere determinada função para outra empresa.


No caso do Marketing Digital poderia ser simplesmente a transferência da produção de imagens e divulgação nas redes sociais para outra empresa.


Uma terceirização assim já pode trazer resultados positivos, talvez uma diminuição de custos ou uma melhor organização interna (itens 1 e 2). Porém, uma terceirização inteligente proporcionaria resultados adicionais, muito mais animadores e dificilmente alcançados por empresas cuja atividade principal não é Marketing, como se pode perceber a partir do item 3.

1. Custos


Muitos serviços terceirizados são mais baratos quando se “coloca no papel”, ou seja, identificando todos os fatores que geram gastos e comparando as duas formas de executar o serviço:


· Ao contratar alguém para realizar o Marketing Digital o único fator a ser considerado é o preço contratado.


· Para realizar os serviços internamente seriam três fatores. Encargos trabalhistas, estrutura física necessária e demais custos utilizados para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos.

2. Foco


A terceirização tende a gerar maior produtividade dos membros da empresa. Todos da empresa estarão dedicados em realizar a “atividade fim” e a organização interna é mais simples.

Os funcionários podem se empenhar em obter maior produção, melhorar a qualidade do produto ou serviço e o gerenciamento interno, que são fatores diretamente ligados ao lucro.

Enquanto isso, uma equipe especializada realiza o serviço de Marketing Digital fora do âmbito da empresa.

3. Mais serviços disponíveis

Ao terceirar o serviço de forma inteligente, a empresa terá (muitas vezes por um custo menor) mais serviços do que aqueles que eram realizados internamente, ou seja, agora ela terá mais recursos a sua disposição.

Por exemplo, ela contará com serviços de produção de vídeos institucionais, criação de conteúdos personalizados para blogs, relatórios que atestem a eficiência das estratégias utilizadas pelo marketing, além, é claro, dos mesmos serviços prestados internamente, mas com qualidade superior.

4. Qualificação X Especialização


Para as empresas que investem na qualificação de seus funcionários de Marketing Digital é necessário comparar a qualidade resultante desse investimento com a qualidade do serviço prestado pela terceirizada, já especializada.

Empresas especializadas têm toda a sua administração voltada para a sua atividade fim, os investimentos para melhoramento da empresa não são dispersos por vários setores, são todos destinados ao aprimoramento do serviço prestado.

Sendo assim, empresas especializadas normalmente mostrarão melhores resultados, por que a especialização é sua preocupação constante.


IMPORTANTE: Ao optar pela terceirização de vários de seus serviços a empresa estará dando um passo para uma especialização extremamente focada, com vários serviços especializados a sua disposição, tornando o próprio serviço mais competitivo.

5. Pagamento por produção


Uma das características mais elogiados pelos empresários que substituíram o tradicional empregado no regime da CLT pelo serviço terceirizado é a diminuição do risco de o serviço contratado não ser prestado.

O empregado é muito sujeito a fatores que podem impedi-lo de trabalhar, como doenças, acidentes, férias e demissão, o que afeta a produção. Enquanto os terceirizados possuem uma equipe destinada a manter os compromissos contratados pela empresa, atendendo as exigências de prazos, de qualidade e mantendo a continuidade do serviço.

6. Controle


Talvez tenha passado pela sua cabeça: “Vou ter menos controle ao terceirizar o Marketing Digital da minha empresa?”. Ou então, “esse é o tipo de serviço em que quero as coisas do meu jeito”.

Mas, é humanamente impossível controlar tudo. Segundo Covey, autor do best-seller administrativo “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”:

“a delegação eficaz é, provavelmente, o melhor indicador de uma gerência eficaz, simplesmente por ser um componente básico tanto do crescimento pessoal quanto do organizacional”.



Ao delegar o Marketing Digital para uma terceirizada, você não apenas terá mais controle sobre a administração da empresa como também poderá contar com mais ferramentas disponibilizadas, como “cronograma mensal” e “relatórios trimestrais” que permitirão o controle sem a preocupação com processos de produção, admissão, qualificação nessa área.


A Think Marketing Digital deseja que a imagem da sua empresa seja “do seu jeito”. Aquilo que a sua empresa tem de melhor divulgada da melhor forma possível. Esse é “o nosso jeito”.

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